Conheça Quem Foi São Francisco de Assis

 Por muito tempo, levou uma vida de riqueza, bens materiais e burguesia. Sua família fazia parte da burguesia comerciante de sua cidade, o que proporcionou com facilidade um estilo de vida luxuoso nos anos de sua juventude.

Ao nascer, foi batizado como Giovanni di Pietro di Bernardoni por sua mãe. Na época, seu pai estava na França e, ao retornar à Itália, rebatizou o filho com o nome Francesco. 

Quando em vida, São Francisco teve a oportunidade de registrar alguns acontecimentos e informações de sua jornada. Continue lendo para saber mais sobre essa figura tão importante para a Igreja Católica.

O chamado e sua conversão

O chamado chegou ao santo de uma maneira tranquila, em um dia comum. Era o ano de 1206, quando estava sozinho na igreja de São Damião, orando. Até que, segundo relatos, o crucifixo começou a falar com São Francisco, dizendo “Vá, Francisco, repara Minha Casa”.

Após esse acontecimento, ele acreditou que o chamado seria para consertar a capela. Vendeu alguns de seus bens e procedeu com a reforma.

Até que, em 1208, São Francisco de Assis captou o verdadeiro significado do chamado que havia recebido. Ele vivia um caminho muito desviado dos valores da igreja, e a intenção era restaurar sua fé na Igreja Católica como entidade.

Desde então, abdicou de todos seus bens e riquezas materiais com voto de pobreza. Começou a pregar os fundamentos da igreja, tornando-se uma figura referência.

Protetor dos animais

São Francisco de Assis também é mundialmente conhecido como o santo protetor dos animais.

Sempre com uma proximidade e um amor muito grande e expressivo pela natureza, o santo foi canonizado pela Igreja Católica dois anos após o seu falecimento, em 1228, como santo protetor dos animais e da natureza.

Sua ordem de irmandade foi denominada como Ordem dos Frades Menores, onde ele pregava que seus integrantes não deveriam se sentir maiores que nenhum ser vivo do planeta, por menor que seja. Todos são obra de Deus e todos merecem ser tratados com respeito.

Curiosidades

Agora que você já sabe bastante coisa sobre esse santo tão importante, que tal aprender algumas curiosidades sobre sua vida e sua obra?

  • O seu nome de batismo é Giovanni di Pietro di Bernardone, escolhido por sua mãe. Em português, Giovanni significa João. A decisão dessa escolha vem da devoção de sua mãe por São João Batista;
  • Ainda em sua juventude, foi prisioneiro de guerra, onde ficou encarcerado por um ano. Nesse tempo, acabou contraindo malária e tuberculose, mas acabou se curando e foi libertado com a interferência de seu pai;
  • São Francisco pregava por uma fé e um catolicismo renovado, sem hierarquias;
  • Em um episódio no qual foi acusado de roubo por seu pai, após vender seus tecidos para ajudar a igreja, ele foi preso no porão de casa e libertado por sua mãe. Pietro, seu pai, o perseguiu e o acusou de roubo, momento quando imediatamente Giovanni tirou toda roupa que tinha no corpo e entregou ao pai, renunciando sua herança. 

Marcações: