Osteoporose: a doença silenciosa

Após uma certa idade, a osteoporose se torna mais comum, especialmente para mulheres. 

Hoje, vamos te contar um pouco mais sobre o que consiste a osteoporose e como ela ocorre. Além de apresentar maneiras de como evitá-la no futuro e como ocorre o tratamento. 

Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa doença silenciosa abaixo.

O que é

A osteoporose é uma doença que afeta a densidade óssea, diminuindo-a significamente e aumentando imensamente o risco de fraturas, especialmente nas áreas do quadril, da costela e do colo do fêmur.

É um fenômeno que ocorre juntamente com o envelhecimento, não se manifestando em pessoas mais novas, sendo também mais frequente em pessoas com histórico familiar da doença.

Causas da osteoporose

Existem vários grupos que são fatores de risco e podem ser mais afetados pela osteoporose. Como mencionado acima, mulheres e idosos estão dentro dessa fração. Mas, para além desses dois grupos, existem, também, os seguintes fatores de risco:

  • Estilo de vida sedentário;
  • Beber em excesso;
  • Fumar em excesso;
  • Outras doenças, como diabetes, linfoma, leucemia, entre outras;
  • Escassez na produção de hormônios;
  • Falta de cálcio e vitamina D;
  • Uso constante de medicamentos para tratamento de epilepsia, heparina e outros à base de corticoide.

Os sintomas dessa doença silenciosa

Dentro dos principais sintomas da osteoporose é possível identificar alguns, como:

  • Dores severas e crônicas;
  • Postura encurvada;
  • Redução da estatura;
  • Facilidade em fraturar um osso.

Os primeiros sinais que indicam a possibilidade de osteoporose podem aparecer quando a doença já está em estágios avançados, por isso é conhecida como a doença silenciosa. E, muitas vezes, só se descobre o seu acometimento justamente devido a essa maior facilidade em fraturar os ossos. Uma pequena queda, escorregão ou deslize pode resultar em um grande problema para a saúde.

Como evitar e tratamento

A principal maneira de evitar a osteoporose é sempre manter na sua vida hábitos saudáveis. É importante se alimentar bem e com os nutrientes necessários para fortificar os ossos, como o cálcio.

Além disso, é de extrema importância ter contato com o sol, garantindo a quantidade necessária de vitamina D no seu corpo, que irá fortalecer os seus ossos. Lembre-se também de praticar exercícios físicos e evitar uma vida pautada no sedentarismo.

Para as mulheres, o cuidado deve ser redobrado durante a menopausa, uma vez que a perda do estrógeno acaba acelerando o processo da perda da densidade do osso. 

Todas as práticas de cuidado à saúde citadas acima são importantes em todas as etapas da vida, e não somente ao envelhecer e chegar mais próximo à terceira idade.

Quanto ao tratamento, não existe ainda uma modalidade que reestrutura a perda óssea que foi causada ao longo do tempo, uma vez que a maioria dos diagnósticos só ocorre após a instauração da doença. A melhor das opções é administrar diversificados remédios que irão auxiliar na diminuição de dores. Além disso, é de extrema importância tomar os devidos cuidados no dia a dia para evitar quedas.

A Ducash e seus benefícios para a saúde

Sabia que todos os associados do Grupo Zelo têm direitos e acesso à Duca$h, a nossa rede exclusiva de benefícios?

Por meio dela é possível conseguir descontos em consultas médicas, farmácias e muito mais, tudo isso focado em auxiliá-lo cada vez mais nos seus cuidados com a saúde, com uma economia de até 45%! 

Para saber mais, acesse o site da Duca$h e verifique o Guia de Associados para se informar sobre os locais que disponibilizam descontos.