Melhores cuidados com a pele na terceira idade

Em cada fase da vida, precisamos cultivar hábitos saudáveis e cuidados específicos para otimizar ainda mais nossa saúde e bem-estar. Cuidados com a pele na terceira idade são práticas muito importantes e que apresentam resultados satisfatórios caso a rotina seja cumprida direitinho.

Depois dos 60 anos, a nossa pele precisa de alguns cuidados específicos. Isso acontece porque o envelhecimento faz com que aspectos, como hidratação, oleosidade e elasticidade sejam perdidos. É o que diz a especialista Silvia Marcondes, em entrevista para a Revista Abril.

Por isso, o maior órgão do corpo humano pode sofrer com hematomas ou transtornos que se tornam um problema caso não haja devido acompanhamento médico.

No post de hoje, vamos sugerir os melhores cuidados para que você tenha uma rotina saudável e livre de transtornos.

Uso do protetor solar

Este é um grande amigo da nossa pele, não somente na terceira idade, mas em qualquer época da vida. De toda forma, idosos devem se atentar para a importância do uso, mesmo que não viajem para a praia, clube ou lugares em que tradicionalmente prestamos mais atenção no protetor.

Além disso, também é importante evitar a exposição direta ao sol naqueles horários em que ele é mais forte. Os raios ultravioleta são capazes de provocar manchas, acelerar o envelhecimento e até mesmo contribuir para o surgimento do câncer de pele.

Beber muita água

A água também deve ser a sua melhor amiga não apenas para cuidar da pele, mas para a manutenção de toda a sua saúde. O ideal é consumir uma média de dois litros por dia, lembrando-se também de manter uma alimentação balanceada e com foco nos nutrientes.

Beber água ajuda na hidratação de todo o corpo e evita outras doenças que são perigosas para os idosos, como a infecção urinária.

Faça consultas com um dermatologista

Outro ponto importante para ajudar a saúde da pele na terceira idade é o uso de cremes hidratantes ou até mesmo aqueles que tenham remédios na composição em alguns casos.

De toda forma, não basta buscar por conteúdos na internet e já sair até a farmácia para comprar os produtos. Cada pessoa tem um tipo de pele específico que demanda cuidados diferentes, e somente um bom profissional será capaz de indicar os melhores para você.

Engana-se quem pensa que uma ida ao dermatologista funciona somente para fatores estéticos. Como já adiantamos, doenças como o câncer de pele podem ser muito agressivas, agindo de forma ainda pior para quem está na terceira idade.

Atenção à temperatura do banho

Quem é que resiste a um bom banho quente? Principalmente quando as temperaturas sofrem uma baixa, é muito bom entrar no chuveiro e pensar na vida enquanto a água quentinha cai no corpo.

Essa prática, porém, não é muito interessante nem para os jovens e nem para os idosos, mas depois dos 60 é preciso tomar ainda mais cuidado. Isso acontece porque a pele sofre com o ressecamento, que também aumenta naqueles casos em que o banho é longo.

Outro ponto importante é na hora de esfregar o corpo: faça os movimentos com muito cuidado.

Reforçamos, novamente, a importância de se consultar periodicamente com aquele médico de confiança e reparar possíveis alterações no aspecto da sua pele.

Caso algo estranho seja percebido, não perca tempo! Prevenção e hábitos diários são fundamentais para evitar doenças graves.

Se você gostou de aprender sobre os melhores cuidados com a pele na terceira idade, conheça também as melhores receitas para aumentar a imunidade!

Marcações: