Desvendando A Hipertensão

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma doença crônica que afeta um em cada quatro adultos. Ela causa uma alta elevação na pressão sanguínea nas artérias, fazendo com que o coração tenha que exercer uma força além do seu comum para bombear o sangue para o corpo da maneira correta.

É uma doença sem muitos sintomas aparentes, o que reforça ainda mais a necessidade de manter consultas periódicas de check up.

No blogpost de hoje, vamos te contar e desvendar alguns dos principais fatos sobre a hipertensão.

Um panorama sobre a hipertensão

Em definições médicas, a hipertensão é marcada por valores de pressão iguais ou acima de 140/90 mmHg, nos quais o comum é representado por 120/80 mmHg. Em sua grande maioria – cerca de 90% – é uma doença hereditária, ou seja, herdada dos pais para os filhos.

Dentro dos males causados pela hipertensão temos os infartos, insuficiência cardíaca, aneurisma arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

Entre os principais motivos que podem agravar a pressão alta, contamos com excesso de consumo de bebidas alcoólicas, fumar, a obesidade, o estresse, o sedentarismo, além da má alimentação

Alguns leves sintomas e dicas de que você possa vir a ter hipertensão são a constante dor de cabeça, dores no peito, tonturas, zumbidos no ouvido, sangramento nasal e o sentimento de fraqueza. E, para poder ser levado a um diagnóstico correto, é necessário que ocorra a medição periódica da pressão.

A hipertensão nos brasileiros

De acordo com o nosso Ministério da Saúde, a pressão alta atinge até 30 milhões de brasileiros, ou seja, por volta de 14% da população, prejudicando altamente a saúde dos que levam consigo essa doença. A partir dos 60 anos, mais de 50% da população é afetada pela hipertensão.

Diariamente, estimam-se que por volta de 829 óbitos são causados por decorrência da pressão alta, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 34 mortes por hora.

Nas casas da população brasileira, o consumo excessivo de sódio – principal vilão na luta contra a hipertensão – é desenfreado, sendo mais que o dobro da quantidade diária recomendada. Consumimos por volta de 12g, enquanto o ideal seria o consumo de 5g por dia.

Para tratamento da doença, o Sistema Único de Saúde – o SUS – oferece de maneira gratuita os remédios necessários. Para realizar a retirada, basta comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde ou a uma farmácia credenciada do programa Farmácia Popular, com CPF, documento de identificação com foto e a receita médica. 

Preserve a sua saúde desde cedo

A boa preservação da nossa saúde, seja ela física, mental ou emocional, é algo muito importante para que possamos viver uma vida longa e ativa.

É necessário que uma alimentação balanceada e saudável esteja sempre sendo levada em consideração, mantendo sempre uma rotina de cuidados, juntamente com alguns hábitos que podem ser adotados para controlar e auxiliar na manutenção da saúde. Evite o consumo excessivo de álcool, não abuse do sal, pratique atividades físicas periodicamente, não seja fumante e procure evitar alimentos gordurosos.

Lembrando que, para todos os associados do Grupo Zelo, contamos com uma parceria com a Duca$h, uma rede de descontos exclusivos em diversas frentes, como farmácias, clínicas e consultórios médicos. Ligue para 0800 404 2000 para mais informações!

Fique por dentro das dicas de como viver bem que compartilhamos sempre em nossas redes sociais, por meio do Facebook ou Instagram.

Marcações: