Desmistificando a Cremação

Desmistificando a Cremação

Como ocorre o processo de cremação? Quais são as vantagens? Por que eu deveria optar por ela? O que fazer com as cinzas?

Quando falamos de cremação várias dúvidas podem surgir, afinal esse é um procedimento, que apesar de muito antigo, não é conhecido por todos. 

Por isso, no blogpost de hoje, criamos um conteúdo que irá esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a cremação.

O que é a cremação?

Ainda existe em nossa sociedade, um grande tabu em relação ao processo de cremação.

A cremação existe há muito tempo, e é mais uma alternativa ao sepultamento tradicional, que permite homenagear memória do ente querido respeitando suas escolhas.

Um procedimento seguro, moderno, ecológico e que está cada vez mais acessível, ela vem se tornando muito popular entre os brasileiros. 

Com inúmeros benefícios, a cremação também é um processo que respeita sua fé, sendo aceita pela maioria das religiões, como evangélica, católica e espírita. 

Como funciona o procedimento?

A cremação é processo que consiste em submeter o corpo a uma alta temperatura (aproximadamente 1000°C) em um ambiente apropriado, desenvolvido especificamente para esse fim.

O corpo só pode ser cremado depois de 24h da declaração do óbito. Em alguns casos, por solicitação dos responsáveis, este tempo poderá ser ampliado. Nestas situações o corpo permanecerá numa câmara de conservação até completar o tempo pedido, respeitando assim o desejo da família.

Depois do período de 24h, o corpo é preparado e segue para o procedimento. O ambiente possui duas câmaras, sendo que na primeira o corpo é cremado e, na segunda, os gases resultantes da cremação são filtrados e processados.

 Ao final, restam apenas cinzas e alguns fragmentos ósseos, que seguem para um processo de uniformização e só então sejam entregues aos familiares.

O procedimento pode levar até duas horas e meia dependendo das medidas e peso do corpo. 

O que fazer com as cinzas?

Essa decisão é algo feito pela família enlutada, que deve decidir qual é a melhor opção e melhor forma de homenagear o seu ente querido.

Existem várias possibilidades, como:

●     Armazenar em locais apropriados: você pode optar por armazenar as cinzas em um columbário, que são os locais projetados para guardar as urnas de maneira especial.

●     Depositar no mar: uma prática muito comum é levar as cinzas para depositar no mar, como uma simbologia de liberdade.

●     Realizar o sonho do ente querido: sabe aquela coisa que a pessoa amada sempre quis fazer? Você pode espalhar as cinzas em um local de desejo do seu ente querido.

●     Transformá-la em lembrança: é possível utilizar as cinzas do ente querido para criar objetos que podem servir de decoração para a sua casa. Obras de arte, vasos e muito mais.

Algumas vantagens da cremação

·         Praticidade: Liberdade para escolher o destino das cinzas (columbário, residência…);

·         Custos: Elimina custos de manutenção e compra de jazigo particular; 

·         Dignidade: O destino das cinzas é dado pelo ente querido; 

·         Proximidade: Você tem a possibilidade de receber as cinzas do seu ente querido;

·         Sustentabilidade ecológica: A cremação é uma escolha mais sustentável; 

·         Memória: Você pode homenagear seu ente querido com as cinzas.

Mais benefícios para você com o Grupo Zelo

Todos os clientes e beneficiários do Grupo Zelo contam com a maior e mais completa cobertura e atendimento em assistência funerária do país.

Optando por Planos com Cremação, por apenas R$ 2,00 por dia, você protege aqueles que ama, e garante amparo e cuidado com o melhor plano funerário do mercado. *

Oferecemos estrutura completa, desde o velório até o columbário. 

E para você que já é cliente do Grupo Zelo, por apenas R$ 10,00 a mais no valor mensal do seu plano, você adiciona o serviço de cremação em seu plano para todos. *

Não perca tempo e ligue para (31) 3314-8000.

*Consulte condições.