3 formas de controlar a ansiedade dentro de casa

Com o anúncio das medidas de isolamento social pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo inteiro se viu frente a um desafio: como manter a saúde física — e mental — em dia, quando não temos certeza de quando vamos voltar para a rotina?

Controlar a ansiedade é importante para que este momento não se torne ainda mais desafiador do que já está sendo normalmente. Pequenos hábitos são capazes de transformar seu dia a dia e de toda a família para que seja possível canalizar boas energias no que realmente importa: amor ao próximo, cuidado e esperança de que em breve esse cenário se transformará em algo positivo.

Pensando nisso, listamos algumas práticas importantes para cultivar em casa. Veja só!

Informe-se em fontes confiáveis

Em tempos de catástrofes, grandes doenças, questões políticas ou qualquer grande notícia que percorre a sociedade, o surgimento de fake news (notícias falsas) se tornou cada vez mais comum.

Principalmente em redes sociais como o Facebook e o WhatsApp, pessoas e grupos divulgam uma série de conteúdos com dados inverídicos, algo que pode causar pânico e preocupação desnecessária.

No caso do novo Coronavírus, entidades estão fazendo um grande esforço para esclarecer as principais dúvidas da população e apontar quais notícias são falsas e quais podem ser confiáveis.

Por isso, fique atento em relação às fontes: prefira informações oficiais, como da Organização Mundial da Saúde, que vem trabalhando diariamente para conter o vírus e mobilizar a população para que o controle da doença aconteça o quanto antes.

Ao ler uma notícia que chegou no celular, caso desconfie de alguma informação ou quando for o momento de compartilhar para os amigos e família, cheque em outros sites antes de distribuir aquele conteúdo. Devemos entender a responsabilidade de disseminar informações para pessoas queridas, afinal elas podem causar ainda mais ansiedade e medo em quem amamos.

Evite ler sobre o mesmo assunto durante todo o dia

Entendemos que o cenário mundial gera curiosidade. Ao ligar a televisão ou abrir a internet, centenas de notícias chegam sem parar, e pode parecer difícil se desligar desse assunto.

Mas, para manter os níveis de ansiedade controlados, procure por outros tipos de conteúdo e consuma informações diversas. É importante receber dados atualizados e entender o que está acontecendo, afinal, o COVID-19 afeta a vida de todas as pessoas (de forma direta ou não), porém tome cuidado com a quantidade de tempo que você está separando para que isso não vire o único assunto do seu dia.

É hora de assistir àquele filme legal, procurar uma série de TV ou novela interessante, ligar o desenho animado para as crianças e pesquisar sobre assuntos leves.

Aprenda algo novo

Estamos vivendo um momento desafiador na sociedade. Pessoas estão com dúvida sobre voltar ou não ao trabalho, empresas estão vivendo momentos de dúvida em relação ao futuro e até mesmo quem já é aposentado ou não trabalha no momento acaba se sentindo ansioso em não ser “produtivo”.

Afinal, de uma hora para a outra, passamos daquela rotina normal para vários dias em casa. Aproveite este momento, então, para aprender algo novo. A internet nos oferece um espaço gigante para aprendermos sobre várias coisas diferentes, use isso a seu favor!

Desde temas leves — como aprender a tricotar ou fazer crochê — até a profissionalização — como cursos e videoaulas dos mais diversos temas — você pode encontrar o que mais gosta de fazer, ou descobrir novos hábitos que nunca imaginou se interessar.

Veja algumas coisas que podemos fazer em casa:

  • tricô, crochê, bordado e costura;
  • criar uma hortinha em casa, existem várias plantas que se adaptam bem ao ambiente interno (como cactos e suculentas);
  • melhorar a saúde fazendo exercícios, é possível começar com hábitos bem simples, mas que ajudam muito o corpo;
  • cultivar hábitos como a dança, o canto ou alguma arte;
  • ligar para a família e conversar sobre assuntos positivos;
  • aprender várias receitas novas e aprimorar os conhecimentos na cozinha.

Quando mantemos os níveis de ansiedade sob controle, tenha certeza que toda a rotina fica muito mais leve. Pensamento positivo também é importante, e quanto mais pensarmos que em breve o cenário do mundo será muito mais positivo, maior é a nossa saúde.

Agora é hora de aprender algo novo para afastar a tensão e ansiedade. Conheça as melhores curiosidades sobre o rádio e entenda a importância desse veículo de comunicação!