Conheça as melhores curiosidades sobre o Natal!

Conheça as curiosidades mais interessantes sobre o Natal, data especial que marca o nascimento do Menino Jesus.

O Natal é uma data especial e cheia de interpretações ao redor do mundo. Nela, reservamos um momento com a família e amigos mais próximos para agradecer, demonstrar carinho, fé e esperança, além de nos preparar para o ano que vem chegando.

Por mais que muita gente conheça o significado da data, existem muitas curiosidades interessantes que podem passar despercebidas.

Separamos as melhores delas para que você possa conhecer um outro lado do Natal! Tenham uma ótima leitura.

A história do Papai Noel

A figura do Papai Noel foi inspirada na vida de São Nicolau, um arcebispo que veio da Turquia. Acredita-se que o bom velhinho costumava ajudar os pobres e necessitados, deixando um saquinho de moedas próximas às chaminés das casas.

Ele não era associado ao Natal até que a Alemanha foi responsável por unir a figura do Santo ao homem que simbolizava o espírito desta época tão especial ao redor de todo o mundo.

Roupas do Papai Noel

Os trajes do Papai Noel também se transformaram com o passar do tempo. São Nicolau era representado com as roupas de Bispo, e o Papai Noel vestia algo nessa linha: um traje de inverno com cores em tons de marrom ou verde escuro.

Em 1886, foi apresentada uma “nova versão” das vestimentas, com o vermelho e o branco como cores principais, além do famoso cinto preto. A Coca-Cola foi uma das grandes responsáveis por espalhar o novo formato da figura mais importante do Natal, já que as cores inclusive combinavam com a marca.

Símbolos importantes da celebração

As velas enfeitam a mesa da ceia e representam a luz que renova as nossas vidas, fazendo referência ao poder de Jesus fazer o mesmo conosco. O presépio, como muita gente já sabe, é a simbologia do nascimento do menino Jesus, fato que marca o Natal.

O peru, alimento muito famoso em vários países que celebram a data, foi servida pela primeira vez como uma ceia de Ação de Graças, feriado importante nos Estados Unidos que antecede o Natal. Era 1621.

Antigamente, as árvores eram enfeitadas com ornamentos como pedras ou maçãs. Com o passar do tempo, além do fato de muitos países não terem a tradição de usarem os pinheiros naturais para simbolizar o Natal, a ideia foi começar a usar bolas natalinas e outras decorações, como as luzinhas que foram incorporadas mais tarde.  

As estrelas representam a proteção de Deus e a felicidade que queremos ter em nossas vidas. Quando ela é colocada no topo da árvore, faz uma representação ao menino Jesus.

Entrega de presentes

É verdade que o Natal se transformou em uma data muito comercial nos últimos tempos, mas a tradição é antiga. Os presentes fazem referência aos Três Reis Magos, que levaram presentes para o menino Jesus em seu nascimento.

Agora que você já conhece algumas curiosidades muito interessantes sobre o Natal, já pode compartilhar com toda a família em meio às comemorações de final de ano. É um assunto leve, divertido, e que agrega muito conhecimento!

Se você gostou deste conteúdo, te convidamos a desenvolver metas incríveis para o ano de 2020. Quem sabe você fica mais próximo de alcançar um grande sonho?