As melhores receitas e alimentos para melhorar sua imunidade

Quem se preocupa com a própria saúde sabe que é importante priorizar alimentos ricos em vitaminas, minerais e bons nutrientes, além de fazer exercícios físicos regularmente.

Existem algumas receitas e alimentos específicos capazes de melhorar a imunidade, deixando o nosso corpo mais forte e preparado para combater doenças. É o caso daquela pessoa que nunca fica gripada, resfriada ou com dor de estômago.

Cultivar esse hábito não é difícil e nem demanda muito tempo ou dinheiro. Basta força de vontade e disciplina para fazer as receitas e saboreá-las em casa!

Separamos algumas dicas para quem está em busca de reforçar seu sistema imunológico. Veja todas elas e não perca tempo: já pode fazer hoje mesmo!

Suco de morango

O morango tem muita vitamina C, capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo e melhorar o seu funcionamento. Além disso, o suco é uma delícia e pode acompanhar refeições do café da manhã, almoço ou jantar. Quem quiser dar uma “turbinada” pode adicionar gotinhas de mel na receita.

O preparo é simples: bastam 2 xícaras de morango, 300 ml de água e mel a gosto. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva!

Chá de equinácea e alho

O chá de equinácea já é um velho conhecido de quem quer reforçar o sistema imunológico e evitar as famosas gripes ou resfriados. Isso acontece porque a erva tem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas.

O alho, por sua vez, é um aliado na ação antibacteriana e também ajuda a controlar as inflamações, protegendo contra aquelas infecções que entram em nosso corpo sem pedir licença.

Para fazer a bebida, separe 1 colher de chá da raiz ou das folhas da equinácea. Adicione 1 xícara de água fervente e, depois de ter a mistura, deixe-a descansando por 15 minutos. Passado-se o tempo, é só coar e servir. O ideal é beber 2 vezes ao dia.

Quem quiser fazer a versão com alho, é só separar 1 dente e ferver junto com a água. Depois que a mistura atingir o ponto certo, aí você adiciona a erva. O restante do processo é o mesmo.

Chá de anis estrelado

O anis estrelado é uma planta medicinal cheia de benefícios. Ele é conhecido por ajudar a controlar os gases, fungos e problemas respiratórios. Veja quais são suas principais propriedades:

  • antiflatulentas;
  • expectorantes;
  • digestivas;
  •  antiespasmódicas;
  • diuréticas;
  • anti-inflamatórias;
  • fungicidas.

Você vai precisar de 1 colher de sopa de anis estrelado, 500ml de água fervendo e mel a gosto. O modo de preparo é muito simples: adicione o anis em uma xícara de água fervente, tampe e deixe esfriar.

Depois de frio, é só coar, adoçar com o mel e servir. Tome 3 vezes ao dia! Quem está resfriado, pode fazer o uso do chá enquanto os sintomas permanecerem.

Suco turbinado de vitamina C

Para caprichar na melhora do sistema imunológico, vale apostar no suco de cenoura, limão e maçã. Ele também é um aliado no controle de infecções e é ótimo para ajudar quem está com resfriado.

Para fazer a receita, você vai precisar de: 1 maçã, 1 cenoura, suco de 1 limão e 2 copos de água. O modo de preparo é tão simples que pode até causar estranhamento: basta adicionar tudo no liquidificador e esperar até que a mistura atinja o nível de suco. Beba 3 vezes ao dia!

Se você gostou deste conteúdo e pretende continuar de olho na própria saúde, descubra o que faz um fisioterapeuta e como ele pode ajudar no combate a várias doenças!

Marcações: