As Fases do Luto: Negação

As Fases do Luto: Negação


Sabemos que perder um ente querido nunca é algo fácil, mas é um momento pelo qual, uma hora ou outra, todos nós iremos passar. 

Pensando em tentar levar um pouco de conforto nesses momentos, vamos falar um pouco sobre cada uma das 5 fases do luto – negação, raiva, barganha, depressão e aceitação – em diferentes momentos.

Hoje, vamos abordar a negação.

O que é o luto

Ao perdermos alguém amado, o luto acontece como um conjunto de sentimentos, emoções e reações que se manifestam por meio desse processo, para que possamos passar por ele e lidar com o acontecimento.

Cada um é cada um, portanto, cada pessoa processa o luto de maneira diferente. Não é, necessariamente, um processo repleto de tristeza e dor incansável. Como cada um tem diferentes bagagens e sente os acontecimentos de maneiras diferentes, o luto também se manifesta de maneira diferente para cada um.

É um processo de encerramento de um ciclo, para iniciar uma nova fase. 

As fases do luto: negação

A primeira fase do processo de passar pelo luto é conhecida como a fase da negação. 

Durante esse primeiro estágio, é comum que a pessoa que perdeu alguém tente fingir que não tem nada acontecendo, que a vida está seguindo normalmente, sem muitas grandes mudanças ou acontecimentos.

Por meio da negação, conseguimos processar e aceitar a ruptura de uma maneira mais sutil e menos agressiva.

Ela se manifesta de diferentes formas, podendo ser silenciosa ou não. Algumas vezes, se dá como uma pequena desconfiança dos acontecimentos, juntamente de uma esperança de manifestação de que houve um engano no acontecimento.

Como passar por essa primeira fase

Assim como todas as outras fases, não há um tempo fixo para que alguém passe por esse estágio do luto.

Pode durar dias, meses ou até mesmo anos. Algumas pessoas, porém, jamais conseguem superar o acontecimento, permanecendo nessa fase.

Não há tempo certo ou tempo errado para sentir essa fase e processar as informações. Caso ocorra uma grande persistência e a pessoa que perdeu o ente querido não consiga sentir percepção de melhora, é altamente recomendado que procure ajuda profissional, como um psicólogo, para poder processar os acontecimentos.

Os psicólogos estão aptos a lidar com situações como essa, com um repertório diferente do que nossos amigos e familiares podem ter para nos ajudar a passar dessa fase.

Como o Grupo Zelo pode te ajudar

Além de contarmos com um atendimento especializado e amparo no momento da sua perda, os associados do Grupo Zelo contam com descontos exclusivos no clube de benefícios Ducash.

Por meio dele, é possível garantir até 10% de desconto em consultas médicas e com psicólogos. 

Por aqui, a nossa missão é inspirar zelo a todo momento. Portanto, você estará amparado em várias frentes.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre a fase da negação, fique ligado nos próximos meses para aprender sobre as outras fases.