A importância da Amazônia

A vida inteira ouvimos falar sobre como é importante preservar o meio ambiente, os benefícios que essa preservação trará para o nosso futuro e como o ser humano está devastando a natureza, ano após ano.

Ouvimos falar, também, sobre como a natureza cobra e responde a esses danos: causando grandes catástrofes que não temos como prever ou antecipar, apenas nos restando ter que lidar com a situação após o acontecimento. A única maneira possível para evitar essas catástrofes é justamente o porquê estamos aqui hoje e o que queremos lhe mostrar: a importância de preservar a Amazônia e a natureza, fauna e flora no geral.

A extensão da Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é um dos maiores biomas do mundo, ocupando uma área de mais de 4 milhões de km² no território brasileiro.

Além de estar presente em milhões de quilômetros por aqui, a Floresta Amazônica ainda se expande por oito outros países, sendo eles: Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, chegando a um total de 5,5 milhões de km².

A biodiversidade

Agora que você já sabe que estamos falando sobre o maior bioma brasileiro, você já parou para pensar na quantidade diversa de fauna e flora que encontramos nesses mais de 4 milhões de km²?

Na flora da Amazônia, contamos com mais de 30 mil espécies diferentes de plantas e 2.500 espécies diferentes de árvores. Variando entre plantas alimentícias, medicinais e muitas outras. São de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema e importantes para manter a economia local em movimento.

Já no lado da fauna, encontramos uma riqueza basicamente incalculável de espécies de animais. Estimam-se que existem quase 1.400 espécies de aves diferentes, mais de 3 mil espécies de peixes, mais de 400 de anfíbios, aproximadamente 378 de répteis e mais de 300 espécies de mamíferos. Todos formando uma importante e complexa teia alimentar, mantendo um equilíbrio natural da vida. 

 A importância da Amazônia

Conversar sobre a importância da Amazônia deveria ser algo para fazermos mais como sociedade no geral, porque talvez, dessa maneira, a população se importasse mais em preservá-la e ao meio ambiente no geral.

O desmatamento causado na região corresponde à liberação anual de 200 milhões de toneladas de carbono. A floresta atua como um dos fatores principais na regulação climática do continente, além de garantir a qualidade do solo e dos estoques de água doce, e atuar mantendo o equilíbrio climático que é fundamental para preservar outras atividades econômicas.

Se não fosse pelo chamado pulmão do mundo, o efeito estufa, como conhecemos hoje, seria muito mais agravado e avançado. O nível de gás carbônico na atmosfera se mantém, de certa forma, equilibrado devido ao processo de fotossíntese realizado pela flora presente na floresta.

A Amazônia permite que famílias, populações ribeirinhas, povos indígenas, entre outros, possam sobreviver e instaurar uma maneira de se sustentarem por meio dela.

Então, por que devemos preservar o meio ambiente?

Qualquer que seja o nosso objetivo na vida, preservar o meio ambiente e cuidar da natureza são coisas que podemos fazer com facilidade, deixando um belo legado para as gerações futuras.

A degradação ambiental traz inúmeras consequências a curto, médio e longo prazos. A depravação de recursos naturais, como poluição de rios, descarte incorreto de lixo e queimadas agravam cada vez mais o aquecimento global, com previsão de aumento de até 4ºC ao final do século XXI.

O Grupo Zelo e a preservação do meio ambiente

Cientes de nosso compromisso com o meio ambiente e com o objetivo de manter uma empresa sustentável, apresentamos hoje para todos vocês a nossa mais nova iniciativa: o Programa Ciclos.

Criado pelo Setor Ambiental do Grupo Zelo, esse programa visa incentivar um dia a dia mais sustentável e consciente, por meio da promoção de práticas responsáveis e sustentáveis, com a intenção de deixar uma marca positiva no presente e um legado para as gerações futuras.

Por meio de variadas ações e projetos ligados ao meio ambiente, o Grupo Zelo e toda a comunidade envolvida irão criar um ciclo de respeito entre nós mesmos e a natureza, pois aprendemos, desde cedo, que é a partir de pequenas atitudes do nosso dia a dia que mudamos nossa realidade.

Quer saber mais sobre o nosso programa? Nos acompanhe nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn)

E você? Já fez a sua parte para deixar a sua marca positiva no mundo?