6 curiosidades sobre o rádio

Conheça as melhores curiosidades sobre o rádio!

Quem é que sente saudades dos anos de ouro do rádio? Ouvir aquela música favorita, aguardar pelas notícias do dia, interagir com os programas semanais, torcer nos jogos de futebol… Bons tempos!

Em comemoração ao Dia Mundial do Rádio, que acontece no dia 13 de fevereiro, trazemos algumas curiosidades muito interessantes sobre o meio de comunicação. 

Curiosidades sobre o rádio: sua invenção

Não existe um consenso em relação ao inventor da radiodifusão. Um deles seria o brasileiro Roberto Landell de Moura, e outro é italiano e se chama Guglielmo Marconi.

Por mais que não seja possível explicar quem foi o responsável por aquele que se tornou um dos maiores meios de comunicação do mundo, ambos tiveram grande contribuição na história e deixaram uma bela marca.

A primeira transmissão no Brasil

A primeira transmissão radiofônica por aqui aconteceu no dia 7 de setembro de 1922 e fez a cobertura de uma exposição que comemorava os 100 anos da Proclamação da Independência.

O primeiro teste ficou por conta do presidente da época, Epitácio Pessoa, que realizou o seu discurso. 10 anos depois, em 1932, Getúlio Vargas permitiu a veiculação de propaganda pelo rádio, algo que revolucionou por completo o futuro do meio de comunicação.

O programa conhecido por todos

Sabe aquele programa Voz do Brasil, que diariamente acontece no horário da tarde? Ele foi lançado em 1935, sendo transmitido em rede nacional 3 anos depois. Além dos pronunciamentos oficiais de Getúlio, existiam também momentos de música comandados por cantores brasileiros.

A primeira novela e famosos patrocínios

A primeira novela veiculada nas rádios era chamada de “Em Busca da Felicidade”, e foi lançada no ano de 1941. O patrocinador da época era o creme dental Colgate, e a ação de patrocinar novelas e programas era muito comum. 

Um grande noticiário que ganhou notoriedade não apenas no rádio, mas também na TV, era chamado de Repórter Esso, que fazia referência à empresa de combustíveis de mesmo nome. Na época em que o jornal foi inaugurado, o comum era que o radialista apenas lesse as notícias que saíam no jornal. Tudo mudou no mesmo ano de 1941, com uma das grandes revoluções dos meios de comunicação brasileiros.

Outras datas comemorativas

Além do Dia Mundial do Rádio, comemorado no dia 13 de fevereiro, existem dois outros momentos que celebram o meio de comunicação. Eles são o Dia do Radialista, em 21 de setembro, e o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão, em 25 de setembro. 

Acessibilidade

De acordo com informações das Nações Unidas, o rádio é um meio de comunicação democrático — o que faz com ele alcance a maior audiência do mundo. Isso acontece porque ele une informação e entretenimento alcançando até mesmo aquelas pessoas em situação mais vulnerável e sem acesso a tecnologias. 

Curiosidades como as que apontamos no post são capazes de buscar aquelas memórias sobre tempos com pessoas que amávamos, momentos felizes da infância, entre outras questões que dão muita saudade. 

Lembre-se dos anos de ouro do rádio e recupere aquilo que você mais gostava nesse tempo! 

Se você gostou deste post, conheça 4 opções de filme para assistir com a família e amigos