3 informações importantes sobre o câncer para se conscientizar

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, é importante se conscientizar!

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado anualmente em 4 de fevereiro. A data foi criada no ano de 2000 e tem como objetivo aumentar a educação sobre a doença ao redor de todo o mundo.

Além disso, ela é muito importante pelo fato de movimentar governos para que eles possam investir em informação e estrutura suficientes para atender a população. Dessa forma, espera-se que uma grande quantidade de casos sejam evitados.

Se informar é importante para buscar o devido tratamento e ficar atento em relação aos principais sinais de risco. Com cuidado e atenção, conseguimos mobilizar a família e amigos e contribuir na melhora da qualidade de vida de todos!

No post de hoje, separamos algumas informações importantes sobre a doença. As informações técnicas deste post  têm como referência o Instituto Nacional de Câncer e a Organização Mundial da Saúde.

1. O que causa o câncer?

O câncer pode surgir principalmente por causa de dois fatores: um deles é externo, e o outro interno. O primeiro é baseado em substâncias químicas, radiação, vírus, entre outros hábitos prejudiciais.

Já o segundo nasce dentro do próprio corpo e pode surgir de fatores genéticos, hormonais e imunidade, por exemplo.

Existem muitos tipos de câncer, assim como as formas em que cada um deles se desenvolve em cada pessoa de forma específica. Em razão disso, é importante entender se você se enquadra em algum grupo de risco para que dessa forma seja possível manter as consultas atualizadas e fazer exames periodicamente.

Tabagismo e obesidade, por exemplo, são grandes fatores de risco para o desenvolvimento da doença. 

2. Quais são as formas de prevenção?

Para se prevenir da doença, existem alguns caminhos a serem seguidos. 

Primeiramente, o cigarro é perigoso. Ao praticar o hábito, mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas podem ser inaladas — até mesmo por quem não fuma, mas entra em contato com pessoas que fumam.

Outra forma interessante é praticar atividades físicas e evitar um estilo de vida sedentário. Muitas pessoas não têm tempo ou condição de arcar com os custos que envolvem algumas delas, mas pequenas ações já têm grande impacto positivo na saúde: caminhar para o trabalho/compromissos, trocar o elevador por escadas ou se exercitar nas academias de rua da cidade são alguns exemplos ótimos.

Sobre a alimentação, alguns itens podem ser perigosos para a saúde e contribuírem, no futuro, para o surgimento do câncer. Evite alimentos altamente industrializados e ultraprocessados, priorizando comidas frescas e legumes.

3. Quais são os principais tipos de câncer?

De acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde, estes são os tipos de câncer mais comuns: pulmão, mama, colorretal, estômago e fígado.

Sobre a letalidade da doença — outra dúvida muito comum entre os pacientes — tudo depende da complexidade do câncer, momento em que ele foi descoberto (estágio da doença) e rapidez na evolução. 

Acima de tudo, o importante é manter as consultas em dia e não se esquecer daqueles hábitos saudáveis que melhoram não apenas a questão do câncer, mas toda a sua rotina.

Se você gostou deste post, continue de olho nas principais informações que podem melhorar a sua saúde. Conheça tudo sobre a profissão do fisioterapeuta e como ele pode te ajudar no dia a dia!